Compositor: Dinis Rego
Série: Fantasia paraBanda
Instrumentação: Banda
A Fantasia “The Lost Island”, procura demonstrar a descoberta de uma ilha perdida por um grupo de jovens aventureiros, encontrando-se dividia em seis andamentos: Shadowland, Adventure, Waterfall, Serenity, Glory e Apogee.
O primeiro andamento, procura retratar o ambiente sombrio do desconhecido, a incerteza que muitas vezes existe na nossa própria vida quando experienciamos algo novo, algo que nos é desconhecido, daí o seu registo grave e sombrio, um pouco em jeito de mistério.
Segue-se o andamento Adventure, este exprime a aventura inerente a esta descoberta, os momentos mais energéticos, aventureiros e perigosos vividos por este grupo de exploradores.
Os dois andamentos seguintes, Waterfall e Serenity, exprimem um pouco do que é esta ilha, do seu espaço, as quedas de água a serenidade e tranquilidade existente, o verde que estamos habituados a sentir inerente a estes espaços, tendo grande ênfase no naipe das madeiras, com um pequeno solo do oboé, bastante expressivo.
Por fim, a peça termina com dois andamentos num estilo mais épico, Glory e Apogee, que vão enaltecer e exaltar o feito conseguido por este grupo de jovens aventureiros, procurando prepetuar este feito para sempre no tempo.
