Samuel Filipe Santos Pasocal

Samuel Filipe Santos Pascoalestudou clarinete no Conservatório de Música de Caldas da Rainha com os professores Jorge Trindade e Jorge Cama- cho, na Escola de Música do Conservatório Nacio- nal (EMCN) com o professor Nuno Silva. Fez vários cursos de aperfeiçoamento de clarinete com os professores António Saiote, Luís Gomes, Yehuda Gilad, Venancio Rius Marti, Fabrizio Meloni, Bruno Graça, Sónia Tomás, Joaquim Ribeiro, Rui Martins, Andrew Simon, Enrique Peres Piquez. Estudou percussão com os professores Carlos Girão e Carlos Voss na EMCN. Em 2001 obteve o prestigiante 2o lugar no Concurso Nacional de Clarinete Maestro Marcos Romão dos Reis, na sua categoria.
Participou em várias orquestras, como a Orquestra Nacional de Sopros “Os Tem- plários”, Banda Sinfónica Minho-Galaica, Banda Sinfónica da Bairrada, Orquestra dos Conservatórios Oficiais de Música, Orquestra do Algarve e Orquestra Metro- politana de Lisboa. Participou em vários grupos de música de câmara como Lusi- tanus Ensemble, Quarteto de Clarinetes Argul, Trio Místico e del’Arte Ensemble. Na área da direção, fez masterclass com José Brito, Délio Gonçalves, Jo Conja- erts, Jean Sébastien Béreau, Laurence Marks, Mark Heron, Roberto Montenegro, Steven D. Davis, José Rafael Pascual-Vilaplana, Thomas Reed e Alex Schillings. Como compositor, tem escrito para grupos de câmara, solistas e para orquestra de sopros. Várias obras suas têm sido escolhidas como obrigatórias em concur- sos de bandas.
É compositor da editora portuguesa Lusitanus Edições e da editora holandesa Molenaar Editions. À sua obra “Dom Afonso Henriques”, foi atribuída uma Menção Honrosa no Concurso de Composição “General Firmino Miguel”.
Como maestro, obteve nas duas edições em que concorreu, 2008 e 2014 o 3o e 2o Lugar, respetivamente, no Concurso Internacional de Bandas Ateneu Artístico Vilafranquense, ambos na 3a categoria.

É clarinetista e compositor residente da Banda da Armada Portuguesa e frequen- ta o curso de Direção de Orquestra de Sopros na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor e maestro Alberto Roque.

Topo

Siga-nos

Mailing List

Enter your e-mail address to receive our newsletter

Verifique que é humano

Por favor insira um email correcto.
Email address already subscribed. Continue if you wish to unsubscribe.
Subscribe
Unsubscribe

eCommerce by CubeCart