Martinho Rodrigues
Martinho Miguel Matos Rodrigues, nasceu em Pardilhó, a 27 de Julho de 1979 onde iniciou, em 1989, os estudos musicais na Banda Club Pardilhoense sendo aluno do Maestro José Lopes, maestro da referida banda na altura. Depois de ter completado o solfejo, em 1991 começou por aprender clarinete tendo sempre o referido maestro como professor.
Em 1996, presta provas no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian onde é admitido na classe de Fagote do Professor Fernando Ribeiro Lopes. Durante o Curso Básico Supletivo frequenta um Seminário de Improvisação sob a orientação da Mestre Helena Caspurro e participa na orquestra de Câmara do Conservatório sob a regência do Professor Duarte Neves. No ano lectivo 2000/2001 faz o exame de 5º Grau de Formação Musical e de Instrumento onde nos dois alcança a nota de 17 valores, tendo acabado o Curso Básico Supletivo com média final de 17 valores. Em 2001 frequenta uma Master Class de Fagote com Pascal Gallois, fagotista do grupo Ensemble InterContemporain dirigido por Pierre Boulez, e que leciona fagote alemão no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Em 2002 frequenta também uma Master Class de Fagote com Giorgios Lakatos, fagotista húngaro de reconhecidos méritos. Fez parte também do Octeto de Sopros do Conservatório de Música de Aveiro sob a direcção da Professora Ana Maria Ribeiro. Durante o seu percurso no Conservatório de Música de Aveiro participa em variadas audições e projectos musicais.
No ano lectivo de 2004/2005 frequenta o 3ºAno do Curso Complementar Supletivo variante de Fagote, tendo alcançado no Exame Final de 8º Grau de Instrumento, a nota final de 18 valores.
Em 2002 assume a Direcção Artística da Orquestra Ligeira Pardilhó Jazz e torna-se Maestro Adjunto da Banda Club Pardilhoense.
Em 2009 assume a Direcção Artística da referida Banda e a Direcção Pedagógica da sua Escola de Música.
Tem participado em muitas actividades e projectos musicais mas é na composição e arranjos musicais onde a sua actividade é mais intensa. Fruto desta sua incursão pelo mundo da Composição, tem já inúmeras obras compostas e registadas na Sociedade Portuguesa de Autores.
Em 2006, frequenta um curso de Direcção de Bandas Filarmónicas com o Maestro Tenente-Coronel Jacinto Montezo, Maestro da Banda Sinfónica da GNR à data da realização do Curso.
Em 2012, frequenta novo curso de Direcção com o Maestro João Paulo Fernandes, no âmbito da iniciativa BRASSFEST.
Tem trabalhado com os Maestros Carlos Marques, José Pedro Figueiredo, Vasco Flamino, Luís Cardoso, Duarte Neves, Jacinto Montezo, Valdemar Sequeira, João Paulo Fernandes, José Ribeiro, Francisco Pinto, entre outros.
É elemento da Banda de Música da Guarda Nacional Republicana tendo ingressado nesta força de segurança em 2006 mediante concurso público.