Marco Paulo Massano Lourenço
Natural da Ericeira, iniciou os estudos musicais no instrumento de Clarinete, aos 8 anos na Filarmónica Cultural Ericeira com o Professor José António Freire.
Estudou na Academia dos Amadores de Música em Lisboa, na Escola de Música Nossa Sr.ª do Cabo, em Linda-a-Velha e na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, em Torres Vedras.
Teve como Professores, entre outros: Alberto Menezes; Andrew Swinnerton; Andrzej Michalczyk; Fernando Lopes Graça; Gabriela Canavilhas; Hélder Marques; José Grossinho; José Manuel Borges Monteiro; Maestro Marcos Romão; Margarida Maria da Silva Teixeira Marecos.
Aos 19 anos ingressou na Banda de Música da Escola Prática de Infantaria, onde foi instrumentista de Oboé e Teclado na Orquestra Ligeira da EPI.
Ao longo da sua atividade como instrumentista, colaborou com diversas Bandas Filarmónicas.
Foi Coordenador da Escola de Música da Filarmónica Cultural Ericeira e Regente da Classe de Conjunto Juvenil da respetiva escola, entre 2011 e 2014.
Como Maestro dirigiu:
- Orquestra Ligeira “MARE NOSTRUM”
- Filarmónica Cultural Ericeira
- Grupo Coral de Mafra.
Em 2014, foi co-fundou o projeto Sopro do Fado, onde desempenha funções de diretor artistico.
Efetuou o Curso de Regência de Bandas Filarmónicas no Sindicato dos Músicos e é detentor da carteira profissional de instrumentista em Oboé e Órgão Electrónico.
Frequentou a Classe Magistral de Direccion de Orquestra, ministrado pela Escuela de Dirección de Orquesta y Banda "Maestro Navarro Lara".
Efetuou o Curso de Carrilhão com os professores Jos D’Hollander e Geert D’Hollander, com concerto final nos Carrilhões do Palácio Nacional de Mafra.
Como compositor, desde 1992, compôs diversas obras e arranjos para Banda Filarmónica, Orquestra Ligeira, Coro e Marchas Populares.