Francisco Manuel Relva Pereira

Francisco Manuel Relva Pereira nasceu em Coimbra a 18 de Março de 1960.

Description: C:UsersUserDesktopLivro dos 125 Anos da SMSeu com o gelado.jpgCom um apurado sentido musical e com apenas 11 anos era já o 1º Fliscorne da Banda de Ançã, onde iniciou a sua carreira musical e reside. Em 1981, ingressa no Exército, onde frequentou vários cursos inerentes à carreira militar, nomeadamente Curso de Praças, Sargentos, Sargento Ajudante, Chefe e Mor e ainda o Curso de Introdução à Chefia de Bandas Militares (Curso de Oficiais), tendo estudado e aprofundado Harmonia, Acústica e Organologia, História da Música, Formação Musical, Estética, Interpretação Musical, Transcrição, Análise de Partituras, Direcção, entre outras, tendo actualmente o posto de Sargento Chefe Músico. Fazendo a maior parte da sua carreira militar em Coimbra, esteve colocado nas Banda de Música do Exército da RMCentro e Norte (Coimbra), RIT (Tomar), do RIP (Porto), RAA (Queluz) e da EPT (Porto).

Colaborou e ensaiou orquestras, nomeadamente a Orquestra da Escola de Música de Ançã, Orquestra Ligeira da Região Militar do Centro, Orquestra Ligeira do Casino da Figueira da Foz, Orquestra da Broadway em Coimbra, Quatro Estações e actualmente nas Orquestras Casinu´s e OPUS 21.

Paralelamente com a actividade militar, foi aluno externo do Conservatório de Música de Coimbra, Director Artístico do Grupo Típico de Ançã e da Típica da Associação Académica de Coimbra, sendo também um dos fundadores e executante em Trombone de Varas do Grupo de Metais de Coimbra. Possui a carteira profissional de Instrumentista e Regente de Bandas Civis e ensaiou e dirigiu a Banda de Ançã desde Fevereiro de 1984 a Janeiro de 1998, a Banda de Mira desde 31 de Janeiro de 2003 até 04 de Março de 2006, a Banda de Arganil em Agosto de 2009, bem como a Banda de Vila Nova de Poiares desde Junho de 1998 a 15 de Maio de 2015, a UMMira em 2018 e a Banda de Santana desde 1985 até à presente data.

Além de ter sido Professor de Trombone no Conservatório de Música e Coimbra e Coordenador dos cursos de música do INATEL, actualmente é o Director Pedagógico da Associação António Fragoso, realizando vários concertos em alguns países da Europa, nomeadamente em Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha e Bélgica onde tem divulgado a música portuguesa e as suas imensas composições. Tem efectuado algumas conferências em várias localidades do nosso país cujos temas se relacionam com as artes em geral e particularmente a música, e, igualmente, participado em vários Workshops na Universidade de Coimbra relacionados com matérias histórico/culturais/musicais, onde foi o Maestro da Charamela da Universidade de Coimbra.

Licenciado em Estudos Artísticos pela FLUC, possui o Mestrado em Música - Direcção de Orquestra de Sopros, a Pós – Graduação em Gestão nas Indústrias da Música e o Doutoramento em Artes-Estudos Musicais pela Faculdade Letras da Universidade de Coimbra.

Topo

eCommerce by CubeCart