Fausto André Rosa dos Santos (1982), músico natural de Aldeias de Montoito no concelho de Redondo, iniciou a sua aprendizagem musical na Filarmónica União Montoitense (Montoito - Redondo) com os maestros Júlio Domingos Franco e José Francisco Charro Pereira.
Ingressou mais tarde na Escola Profissional de Música de Évora onde concluiu os cursos “Básico de Instrumento” e de “Instrumento”, em Flauta Transversal.
Participou no XIV Curso Internacional de Jovens Músicos do Inatel, no qual foi executante de 1a Flauta e solista em Flautim.
Frequentou a Escola de Música Metropolitana onde teve oportunidade de estudar com o flautista Nuno Inácio na flauta transversal e o professor Paulo Pacheco em Música de Câmara.
Frequentou cursos de direção de Banda/Orquestra de Sopros, com os Maestros Robert Houlihan, Adelino Mota nas Caldas da Rainha e Rui Silva em Torres Vedras.
Colabora regularmente com Bandas Filarmónicas como músico executante (Flauta e Flautim), como compositor/arranjador e como professor de música nomeadamente nas disciplinas de Iniciação/Formação musical e flauta transversal.
Colabora regularmente com escolas do ensino básico, (EB1), como dinamizador de atividades de enriquecimento curricular na disciplina de “Ensino da Música”. É co-autor do hino “Eco-escola” da Escola Básica 1 de Venda do Pinheiro - Mafra, no âmbito do projecto “Eco-escola”.
Enquanto compositor/arranjador, compõe e faz arranjos instrumentais e vocais regularmente, para agrupamentos de sopros e de cordas, obras originais de concerto, de desfile, de procissão, marchas populares e canções, tendo uma das suas obras para Orquestra de Sopros Infanto-Juvenil, sido distinguida com “Menção Honrosa” no “Concurso de Composição Município de Lousada”.
Colabora com a editora Holandesa “Molenaar Edition B.V.” e com a editora Portuguesa “Afinaudio”.
É maestro, arranjador e dinamizador dos ”Concerto de Natal da Paróquia de S. Paulo”, “Concerto de Reis da Paróquia de S. Paulo” e “Concerto de Páscoa da Paróquia de S. Paulo” na Malveira para os quais foi criada a “Orquestra e Coro da Paróquia de S. Paulo”.
Desde 2001 que é músico na Banda de Música da Força Aérea na qual exerce funções de executante em Flauta Transversal/Flautim e tem a Função de Coordenador de Naipe. Exerce também funções como Compositor/Arranjador e Formador nos Cursos de Formação de Sargentos e Praças da Força Aérea.
É Maestro e Director Pedagógico da Orquestra Sinfónica de Jovens da Junta de Freguesia de Santo Isidoro (Mafra).