Daniel Santos

Daniel Alexandre Parelho dos Santos nasceu a 27 de novembro de 1997, em Portalegre. Iniciou os seus estudos musicais, em clarinete, na Sociedade Musical Euterpe (SME) em 2007, tendo estudado com Miguel Monteiro e Henrique Ruivo, sendo atualmente chefe de naipe. Estudou também piano com Nuno Ribeiro. Desde 2015, é professor de clarinete na Escola de Música da mesma filarmónica.

Trabalhou em estágios e masterclasses de instrumento com Mário Vinagre, Hugo Azenha, Daniel Frazão e Andreas Langenbuch. Tocou com várias orquestras, tais como a Filarmónica Juvenil do Norte Alentejano, a Orquestra Distrital de Portalegre e a Orquestra de Sopros do Alto Alentejo, onde é chefe de naipe. Em 2018, foi 1o clarinete na “Marvão Festival Orchestra”, orquestra residente do “Festival Internacional de Música de Marvão”, sob a direção de Christoph Poppen e Götz Hartmann.

Desde cedo iniciou os estudos em composição. Atualmente, compõe regularmente para orquestras de sopros e bandas filarmónicas nacionais, e também internacionais. Em 2018 e 2019 foi finalista no concurso de composição “Banda Sinfónica do Exército – INATEL” com as obras Almagesto e Pequena Sinfonia para um Novo Amanhã, respetivamente.

Iniciou também os estudos em direção de orquestra, tendo trabalhado com Carlos Marques, Alberto Roque, Johan de Meij, Shawn Smith, Mark Heron, Matthew George e Dario Sotelo.

Em 2020 concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, trabalhando atualmente como farmacêutico.

Rua 25 de Abril, bl. 16, 4º A

7300-023 Portalegre
938 549 387

daps_mips@hotmail.com

 

Topo

eCommerce by CubeCart