Rui Rodrigues

Rui Rodrigues (1988)

Rui Rodrigues é um jovem maestro e pianista-correpetidor, tendo-se estreado na direcção operática em 2015 com o «Mare Nostrum» de Mauricio Kagel. Em parceria com o encenador Hannes Schladebach, desempenhou funções de director musical, bem como de preparador vocal, numa produção da ópera de Monteverdi «L'incoronazione di Poppea», em Viena no ano de 2016. Foi convidado a dirigir aBeethoven Kammerorchester Mödling, onde estreou «Incontri Notturni» do compositor Axel Seidelmann e trabalhou como Pianista-correpetidor no Teatro Nacional de S. Carlos em 2016. Em outubro de 2017, concluiu os seus mestrados, tanto em Correpetição, como em Direcção Orquestral, tendo dirigido aWebern Kammerphilharmonie num concerto naRadio Funkhaus em Viena. Actualmente, é correpetidor naKomische Oper de Berlim.

Rui completou seus estudos de piano na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto, na classe do professor Miguel Borges Coelho. Participou em várias masterclasses de piano, orientadas por Vitaly Margulis, Luiz de Moura Castro, Badura-Skoda e Sofia Vinogradova. Estreou-se como solista com o 3º Concerto para Piano e Orquestra de Bèla Bartók sob a batuta de Pedro Neves, como laureado ex-equo do concurso "Helena Sá e Costa".

Iniciou os seus estudos em direção orquestral com o maestro Jean-Sébastien Béreau, entrando na sua classe do Conservatório de Lille, em 2010. Em 2011, foi aceite na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena, onde estudou Correpetição com Konrad Leitner e Direcção Orquestral com Johannes Wildner, tendo aprofundado os seus conhecimento com professores de renome como Uros Lajovic, Simeon Pironkoff e Mark Albrecht.

Na área da composição, o gosto em escrever obras originais surgiu desde os 12 anos. Dos diferentes primeiros prémios que lhe foram atribuídos, destacam-se na escrita de para banda o Concorso per Banda Romualdo Marenco 2006 , Novi Ligure, Itália e o III Concurso de Composição para Banda Sinfónica 2015 , organizado pela Banda Sinfónica Portuguesa.

Topo

eCommerce by CubeCart