Nasceu em São Miguel, Açores. Aos 10 anos de idade, junto de seus pais, imigrou para Toronto, no Canada, em Marco de 1966, lugar onde actualmente reside.
A primeira Banda Filarmónica portuguesa estabeleceu-se no Canadá neste mesmo ano. O nome desta organização, Banda do Senhor Santo Cristo, a qual José se juntou pouco depois de assistir a alguns dos seus primeiros ensaios.
Sua educação musical é o culminar de estudo e experiência. Foi através da Banda do Senhor Santo Cristo que teve seu primeiro contato com a música. Aprendendo rudimentos básicos e métodos de execução de tarola com membros seniores do ensemble, como Sr. Daniel e Sr. Freitas Gazul.
Em 1973, José foi incentivado por seus pais e professores a prosseguir estudos musicais no Royal Conservatory of Music. Lá estudou Trompete Clássico com Mr. Hinds e Mr. Umbrico, e Teoria Musical e Composição sob a orientação do Dr. J.A. Dawson.
Suas realizações na comunidade portuguesa, o levaram significativamente, ao reconhecimento como líder musical entre a comunidade filarmónica em toda a América do Norte. José, mais reconhecido como um maestro consagrado, ao longo dos últimos 40 anos, dirigiu a Banda de São Miguel Arcanjo de Hamilton (1984-1991), Banda do Sagrado Coração de Jesus de Toronto (1991-2010), Ecos de Portugal (1993-2017), e actualmente maestro da Filarmónica Lira Bom Jesus de Oakville (2017-presente). Alem das Bandas, é também reconhecido por desenvolver duas importantes produções de teatro musical (‘Laterna Magica’ 1979-1983), e (Ontem e Hoje 2014-2016). A música para ambas as produções teatrais foram arranjo seu assim como escreveu música para a Opereta (Ontem e Hoje) o qual exemplifica seu interesse diversificado em escrever e arranjos de musica para bandas de musica e coros.
O extenso catálogo de composições e arranjos de José, tem sido interpretado por várias bandas tanto no Canadá com nos Estados Unidos, e pode ser ouvido em várias gravações de CD feitas pelos ensembles listados acima.