Luís Macedo
Professor Luís Macedo
Nascido na Freguesia de Lordelo do Ouro, distrito do Porto, em 26 de Março de 1965, é filho de José Alves Macedo e Maria Leonor Vieira da Costa.É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na qual trabalhou com os seguintes professores: Cândido Lima, Filipe Pires, Carlos Azevedo, Álvaro Salazar, Carlos Guedes, Teresa Macedo, Sousa Dias, Miguel Ribeiro Pereira, Gunther Arglebe, Paul Berg, Bárbara Frankie, Francisco Melo.
Tem o Mestrado em Música na especialização de Direção, pela Universidade de Aveiro, na qual trabalhou com os seguintes professores: Evgueni Zoudilkine, Helena Santana, Luís Cardoso, Rosário Pestana e os maestros Ernst Schelle e Luís Carvalho.
Foi músico percussionista no grupo de metais “Sollemnium Concentus” do Porto de 1985 até Dezembro de 2003, tendo como maestros o Professor Eugénio Amorim e o Cónego Padre Ferreira dos Santos. Para além desta actividade, participou como percussionista em vários concertos nacionais realizados pela Orquestra do Porto, juntamente com grandes maestros Jan Latham Koenig, Leone Magiera e grandes intérpretes da Música a nível internacional tais como Luciano Pavarotti e Monserrat Caballé. Colaborou com o Coro Polifónico de Pedroso na gravação da Missa “Glória” de António Vivaldi, juntamente com a Orquestra da RDP Norte, tendo como maestro o Professor António Baptista.
De Setembro de 1983 até Setembro de 1992, foi músico na área da Percussão na Banda Musical de Melres tendo como maestro o já falecido Professor e Trompetista José Macedo (seu Pai). Em Outubro de 1992, é convidado pelo maestro José Macedo e pelo Presidente da Banda Musical de Melres, Doutor António Mota, para assumir o cargo de diretor artístico da referida Banda, abandonando-a em Dezembro de 1998. Colaborou durante vários com o Grupo Coral “Cantabile” de Melres, na área da Orquestração e da Composição, sendo igualmente responsável pela Orquestra de Sopros que acompanhava o referido Grupo Coral.
Em Setembro de 2000, de acordo com um plano de trabalho artístico planificado pela Administração da empresa STCP/SA (Serviços Transportes Colectivos do Porto), é convidado para maestro assumindo na totalidade os destinos artísticos da Banda e da Escola de Música. Como maestro desta Banda, realizou alguns concertos em diferentes localidades da cidade do Porto, integrados na Porto 2001-Capital Europeia da Cultura, Festas e Romarias em diversas localidades do País e a gravação de um CD como prova real da excelente planificação artística elaborada.
Em Abril de 2003, é convidado pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Editora Quantitas, para participar nos Primeiros Encontros de Música Contemporânea da Cidade de Vila do Conde, juntamente com os compositores Fernando Lapa, António Pinho Vargas, Sara Carvalho e Eduardo Patriarca. Através da Editora Quantitas edita: “Três Momentos Musicais”, obra para Piano solo; “Três Velhas” para Voz (Soprano) para Piano, Violino, Viola de arco, Violoncelo, Clarinete e Flauta; “Memórias” para três trombones tenores e um trombone baixo.
Trabalhou Direcção de Orquestra, com o Maestro Cesário Costa, tendo realizado um Curso na Universidade Católica Portuguesa. Em Julho de 2005, orientou o 1º Estágio Juvenil em Barcelos, juntamente com os Maestros António Baptista e Florin Totan (Roménia), tendo dirigiu a Orquestra de Sopros no final do estágio.
De 2007 a 2010, foi o mestre titular da Banda Musical de Gondomar.
Tem sido regularmente convidado para integrar o painel de comentadores do evento “Filarmonia ao Mais Alto Nível”, organizado pela Empresa Cardoso & Conceição, realizado anualmente no Europarque – Cidade da Feira.
Atualmente, para além das funções de docente na área da Formação Musical na Escola Básica e Secundária “À Beira Douro”-Medas (Gondomar) e na Academia de Música de Espinho, na qual é elemento da Direção Pedagógica, tem obras originais e arranjos editados na Editora Afinaudio.