Helder José Neves Bettencourt

 

É professor de Música do 3º ciclo e secundário na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico e também é docente no Centro de Formação da Madalena, como professor de Clarinete.

É o atual maestro da Sociedade Recreio União Prainhense, onde aprendeu as primeiras notas de música.

Pertence à Orquestra Regional Lira Açoriana, desde a sua fundação em 1998, onde exerce as funções de maestro-adjunto e clarinete solista. Ao serviço da Orquestra Regional Lira Açoreana fez diversas Acções de Formação em Clarinete pelas ilhas dos Açores, tendo como principal função o melhoramento desta Orquestra, da responsabilidade da Direcção Regional da Cultura. Tem ao seu cargo os músicos da ORLA, das ilhas do Pico e Faial ( 32 músicos ), com quem trabalha duas vezes por mês.

Desde 1990 faz regularmente arranjos e composições musicais para concursos juvenis, Bandas Filarmónicas e Orquestras Ligeiras. Em 2011 foi distinguido com uma Menção Honrosa no I Concurso de Composição da Banda Sinfónica Portuguesa, com a obra 2351 (depois denominada THE RISE:2351, quando editada pela Molenaar), obra esta que será peça obrigatória de nivel 1 no Concurso de Fialrmónicas do Ateneu Vilafranquense.

Em 2013 foi finalista do I Concurso de Composição do Inatel com a obra, para Banda Sinfónica, ENTRE CÉU E MAR.

Como maestro dirige, também, a BANDA A GOSTO, uma Big-Band do concelho de São Roque do Pico constituida por 20 jovens deste concelho, e a Orquestra da Escola onde leciona.


 

Topo

eCommerce by CubeCart